Blog navigation

Últimas postagens

Autores principais

Decoração Nórdica ou Escandinava.

4934 Visualizações

Qual o conceito da decoração nórdica ou escandinava?

O estilo nórdico trabalha com conceitos modernos e minimalistas para a decoração. Salpicando cores em ambiente brancos, a decoração escandinava está se tonando bastante popular e cada vez mais agradável.

A principal cor usada é o branco, como uma verdadeira tela para pintura. Você tem a opção de trabalhar com o quanto de cores desejar, mas quanto mais cores adicionadas, menos minimalista e simples se torna a decoração.

Escandinávia é uma região do norte da Europa que abrange a Suécia. Finlândia, Dinamarca e Noruega. O estilo nórdico surgiu logo no início do século XX se apropriando das paisagens naturais da região.

Foi Carlo Larsson, um desenhista, o responsável por influenciar o uso desse estilo em decoração de interiores. A simplicidade é a principal característica desse estilo decorativo e os elementos mais utilizados para compor são os vidros e cerâmicas.

As cores da decoração escandinava devem transmitir tranquilidade. Dessa forma, as mais indicadas são as cores neutras como o cinza e o bege, além do branco. As cores para fazer o contraste são as que impactarem mais com a “claridade” do fundo. Por exemplo, preto no branco.

Pequenos detalhes são o suficiente para que a decoração escandinava e o uso de objetos e materiais são livres. Por conta desses fatores, esse tipo de decoração pode sair realmente barato, basta ter criatividade.

 Como incorporar na sua decoração?

Agora que você já conhece a origem da decoração nórdica já deve ter percebido que a atmosfera simplista é o que realmente caracteriza essa tendência.

O equilíbrio entre o simples e o moderno são fatores muito presentes na maioria das decorações escandinavas, mas isso não é uma regra. Os objetos presentes são escolhas do proprietário do ambiente.

Veja algumas dicas que você pode seguir na hora de criar e implementar uma decoração nórdica.

  1.     A cor é a principal responsável pelo resultado da decoração escandinava. Portanto, é necessário que você faça uso de cores que ajudam na iluminação. Dê preferência ao branco.

 

  1.     Em alguns casos os decoradores costumam apresentar referências a paisagens naturais na decoração nórdica. Nesse caso, você pode fazer uso de quadros que apresentem montanhas ou florestas, por exemplo.

 

  1.     Os melhores modelos de decoração escandinava são os mais simples e objetivos. Portanto, deixe seu espaço livre do excesso de objetos.

 

  1.     A iluminação natural pode ajudar bastante para que a decoração escandinava saia mais barata e melhor. Assim, janelas podem ser, facilmente, tratadas como o foco do ambiente.

Se desejar se arriscar, faça contraste com objetos coloridos.

Se você gosta do conceito, mas a ideia de usar apenas o contraste com duas cores (preto no branco), por exemplo, não lhe agrada muito. Você pode se arriscar em realizar a decoração com uma “pitada” de cores.

Assim, você deverá fazer pequenos pontos de destaque com cores mais vivas e elas podem estar presentes em qualquer objeto de decoração. Mas lembre-se que, para a decoração ser escandinava ela precisa ser realmente simplista, então não exagere na quantidade de cores.

 

 

 

Espero que tenha gostado das dicas e dessa tendência tão popular. Não deixe de nos acompanhar para não perder nenhum conteúdo. Até a próxima!

Esta postagem do blog foi útil para você?

Deixe um comentário

Código de segurança

Este site utiliza dados do seu navegador para melhorar sua experiência e usabilidade, não compartilhamos nem vendemos suas informações de acordo com a Lei 13.709/2018, do código de proteção de dados brasileiro.