Quartos infantis, como decorar?

419 Views 0 Gostou

Você sabe como decorar quarto infantil? Esta é uma tarefa muito divertida e cujo planejamento as mamães adoram fazer meses antes de o bebê nascer. Decorar quarto infantil não é difícil, apenas necessita de maiores cuidados, visto que são destinados às pessoas que estão em pleno desenvolvimento. 

Decorar quartos infantis é realmente uma tarefa muito agradável, apesar de ser também muito cheia de cuidados. Mesmo com muitas opções e dúvidas, tenha em mente sempre que três coisas devem imperar: o conforto das crianças, a segurança e o desenvolvimento infantil. Invista nestas qualidades e você saberá como decorar um quarto infantil como ninguém.

Alguns cuidados  importantes

Pensar na decoração do quarto infantil é importante, porém alguns cuidados são necessários como segurança e higiene.

Não descuide da segurança no quarto das crianças. Além da rede de proteção nas janelas, tome cuidado com fios, tomadas e equipamentos elétricos. Ponha cantoneiras nas quinas dos móveis e evite pisos escorregadios.

Se a criança for alérgica a poeira, o que é muito comum, evite cortinas pesadas, tapetes e o acúmulo de muitos objetos e móveis que juntam muita poeira.

Como decorar quarto infantil?

Ao decorar quarto infantil, a primeira coisa que você deve observar é o gosto da criança, principalmente se ela for grandinha. Vocês podem, inclusive, fazer a decoração juntos.

Na hora de escolher a cor para o quarto infantil, leve em consideração a preferência da criança, mas apresente outras cores que fujam do tradicional azul e rosa.

As paredes podem ser enfeitadas com nichos decorativos, quadros e fotos da criança e da família. Para maior realce, aproveite a luz natural que vem da janela usando cortinas leves.

Utilize móveis funcionais, que não ocupem muito espaço para dar liberdade para a circulação da criança e eventuais brincadeiras no quarto.

Se a criança possui algum tipo de preferência ou hábito é interessante montar no quarto um cantinho ou uma decoração relacionada. Por exemplo: crianças com gosto por sistema solar, por animais exóticos etc.

É interessante também criar um local destinado aos estudos como uma mesinha com cadeira e prateleiras, onde o material escolar pode ser guardado.

A decoração do quarto infantil também deve ser pensada visando estimular a criatividade dos pequenos. Invista em mapas, livros diversos ou até mesmo desenhos nas paredes.

 Quarto montessoriano

Você conhece o método montessoriano para quarto infantil? Esta técnica partiu de uma médica e educadora italiana chamada Maria Montessori. Esta ideia defende que os quartos infantis devem ser projetados e decorados voltados para as crianças.

Esta concepção bate de frente com a tendência mais tradicional de decorar quartos infantis pensando na praticidade para os pais. Como a criança é a principal habitante daquele espaço, o ideal é que tudo esteja ao alcance dela.

E quais são os benefícios do quarto montessoriano? As crianças, incluindo os bebês, se desenvolvem mais rápido e aprendem mais facilmente. Isso porque elas têm ao alcance mais chances para explorar e descobrir novas coisas.

 O quarto montessoriano funciona da seguinte forma: tudo o que for possível fica ao alcance das crianças. Cama, que pode ser substituído por um colchão, brinquedos, livros e até roupas.

Como o chão é o espaço onde a criança mais irá utilizar, o recomendado é usar tapetes confortáveis de tecido ou EVA e muitas almofadas.

Lembrando que tudo que estiver ao alcance das crianças e bebês devem estar adequados para a segurança da criança. Por isso, evite peças que podem ser engolidas, móveis com bordas pontudas, material de vidro etc.

 

Deixe um comentário