Blog navigation

Últimas postagens

Autores principais

Quartos infantis, como decorar?

3631 Visualizações

Você sabe como decorar quarto infantil? Esta é uma tarefa muito divertida e cujo planejamento as mamães adoram fazer meses antes de o bebê nascer. Decorar quarto infantil não é difícil, apenas necessita de maiores cuidados, visto que são destinados às pessoas que estão em pleno desenvolvimento. 

Decorar quartos infantis é realmente uma tarefa muito agradável, apesar de ser também muito cheia de cuidados. Mesmo com muitas opções e dúvidas, tenha em mente sempre que três coisas devem imperar: o conforto das crianças, a segurança e o desenvolvimento infantil. Invista nestas qualidades e você saberá como decorar um quarto infantil como ninguém.

Alguns cuidados  importantes

Pensar na decoração do quarto infantil é importante, porém alguns cuidados são necessários como segurança e higiene.

Não descuide da segurança no quarto das crianças. Além da rede de proteção nas janelas, tome cuidado com fios, tomadas e equipamentos elétricos. Ponha cantoneiras nas quinas dos móveis e evite pisos escorregadios.

Se a criança for alérgica a poeira, o que é muito comum, evite cortinas pesadas, tapetes e o acúmulo de muitos objetos e móveis que juntam muita poeira.

Como decorar quarto infantil?

Ao decorar quarto infantil, a primeira coisa que você deve observar é o gosto da criança, principalmente se ela for grandinha. Vocês podem, inclusive, fazer a decoração juntos.

Na hora de escolher a cor para o quarto infantil, leve em consideração a preferência da criança, mas apresente outras cores que fujam do tradicional azul e rosa.

As paredes podem ser enfeitadas com nichos decorativos, quadros e fotos da criança e da família. Para maior realce, aproveite a luz natural que vem da janela usando cortinas leves.

Utilize móveis funcionais, que não ocupem muito espaço para dar liberdade para a circulação da criança e eventuais brincadeiras no quarto.

Se a criança possui algum tipo de preferência ou hábito é interessante montar no quarto um cantinho ou uma decoração relacionada. Por exemplo: crianças com gosto por sistema solar, por animais exóticos etc.

É interessante também criar um local destinado aos estudos como uma mesinha com cadeira e prateleiras, onde o material escolar pode ser guardado.

decoração do quarto infantil também deve ser pensada visando estimular a criatividade dos pequenos. Invista em mapas, livros diversos ou até mesmo desenhos nas paredes.

 Quarto montessoriano

Você conhece o método montessoriano para quarto infantil? Esta técnica partiu de uma médica e educadora italiana chamada Maria Montessori. Esta ideia defende que os quartos infantis devem ser projetados e decorados voltados para as crianças.

Esta concepção bate de frente com a tendência mais tradicional de decorar quartos infantis pensando na praticidade para os pais. Como a criança é a principal habitante daquele espaço, o ideal é que tudo esteja ao alcance dela.

E quais são os benefícios do quarto montessoriano? As crianças, incluindo os bebês, se desenvolvem mais rápido e aprendem mais facilmente. Isso porque elas têm ao alcance mais chances para explorar e descobrir novas coisas.

 O quarto montessoriano funciona da seguinte forma: tudo o que for possível fica ao alcance das crianças. Cama, que pode ser substituído por um colchão, brinquedos, livros e até roupas.

Como o chão é o espaço onde a criança mais irá utilizar, o recomendado é usar tapetes confortáveis de tecido ou EVA e muitas almofadas.

Lembrando que tudo que estiver ao alcance das crianças e bebês devem estar adequados para a segurança da criança. Por isso, evite peças que podem ser engolidas, móveis com bordas pontudas, material de vidro etc.

Esta postagem do blog foi útil para você?

Deixe um comentário

Código de segurança

Este site utiliza dados do seu navegador para melhorar sua experiência e usabilidade, não compartilhamos nem vendemos suas informações de acordo com a Lei 13.709/2018, do código de proteção de dados brasileiro.