Quarto Montessoriano

2895 Views 0 Gostou
1 Avalie
Rating:
5.0

O principal objetivo do quarto montessoriano é montar e oferecer, à criança, um lugar confortável com móveis e objetos que ofereçam segurança para o pequeno. Assim, este desenvolve mais autonomia e liberdade se locomovendo no seu próprio espaço.

Feito exclusivamente para os bebês, e não para adultos. Sua metodologia de ensino foi criada na Itália, por volta de 1906, e retornou com tudo ultimamente, devido as várias orientações dadas por especialistas no desenvolvimento infantil.

Os elementos priorizam a autoeducação quando são posicionados em locais onde a criança tenha acesso para garantir segurança e autonomia para explorá-los. Se você deseja decorar um quarto para o seu bebê, mas não tem ideia de como fazer, acompanhe as dicas e orientações neste artigo.

 

Importância da segurança num quarto infantil.

Você deve imaginar o quanto é trabalhoso preparar a casa inteira para que o bebê tenha segurança na hora de começar a se locomover. Dessa forma, nada mais justo do que preparar um ambiente exclusivo para que o pequeno se sinta mais livre.

As quedas em acidentes infantis são muito comuns, principalmente da idade entre 1 e 4 anos. Apesar de a maioria não ser graves, é bastante preocupante e é algo que pode ser facilmente evitado se for planejado um quarto montessoriano.

A faixa etária de maior perigo para as crianças mais novas é de 2 a 4 meses de vida. Acidentes podem acontecer desde o momento de trocar fraldas até a hora do descanso, onde este pode cair do berço.

A menos que se proceda à mudança das fraldas num cobertor sobre o chão, nunca se deve deixar a criança sozinha no muda-fraldas. Ou seja, o que pode fazer muita diferença nesses casos é adaptar tudo para locais baixos.

Além disso, é preciso tomar precauções com outro tipo de acidente muito comum, o de asfixia. Dessa forma, o cuidado precisa ir além dos móveis. Os locais para guardar brinquedos pequenos devem ser estratégicos e ter sempre a monitoração de um adulto na hora da brincadeira.

 

 

Dicas para montar um quarto Montessoriano.

Conheças os elementos que podem ser reunidos para contribuir na construção do quarto montessoriano que realmente auxiliam para a autoeducação das crianças.

  • Tapetes: Os tapetes são importantes devido seu uso para a segurança, já que estes podem evitar acidentes (quedas). Além disso, é um importante elemento para delimitar o espaço das brincadeiras, já que as cores podem indicar auxiliar nesse trabalho.

 

  • Barra nas paredes: A barra nas paredes pode “atrapalhar” a tarefa de decorar um quarto mas, desde que seja bem aplicado, este não influenciará nesse aspecto e será um importante auxiliador para a criança, já que estimulará o pequeno á andar.

 

  • Espelhos: O espelho auxiliará a criança a se reconhecer no próprio ambiente. Dessa forma é importante que esteja em um local baixo e que sejam usados artifícios para evitar acidentes.

 

Não esqueça de proteger a criança das quinas agudas, tomadas, e evitar elementos de vidro na hora de decorar um quarto para bebê.

 

 

As ideias de quarto Montessoriano mais populares.

Essas ideias são as mais utilizadas e podem ajudar você que deseja saber como decorar um quarto montessoriano. Acompanhe!

  1. Berços: O uso de berços está sendo cada vez menos comum depois que os métodos de decoração de quarto são mais focados na segurança da criança. Além disso, a falta de grades ajuda o pequeno a circular de forma mais independente.

 

Assim, os colchões são colocados em cima de uma superfície, que pode ser o próprio tapete.

 

  1. Uso de espelhos: Como foi citado no item anterior, o uso de espelhos é importante para o desenvolvimento da criança. Para usá-lo sem oferecer riscos basta posicioná-lo em posição horizontal e dar preferência aos espelhos de acrílico posicionados na parede.

 

  1. Uso de almofadas: As almofadas oferecem conforto e deixam o ambiente mais criativo para o bebê.

 

 

 

 

Espero que tenha gostado das dicas presentes neste artigo. Até breve!

Deixe um comentário

Entre para postar seu comentário

Comentários

  • Conteúdo simples e bem trabalhado!
    Na June 27th 2017
    Rating:
    5.0

    Muito bom, sempre ficamos preocupados em como decorar sem perder o foco em segurança!